05
Fev 14

Poupar Gás

 

 

Poupar, crise, contenção.... Palavras assustadoras mas que estão em voga nos últimos tempos.

 

Mas vejamos, no tempo dos nossos pais ou avós as coisas eram bem piores e eles deram a volta por cima. Com muito trabalho, muitas lágrimas é verdade, mas nesta vida nada é fácil.

 

Eu vejo por mim. Já tive dias MUITO mais folgados e no entanto já poupava e restringia muita coisa.

 

Por este motivo é que neste momento em que estou a atravessar uma fase menos boa, estou a ter algumas dificuldades em fazer mais cortes.

 

Por exemplo as dicas que hoje em dia são muito divulgadas para poupar água, há anos que pratico cá em casa.

 

Para o caso do gás também estou a ter muita dificuldade em poupar mais, porque já usava muitas das dicas que tenho encontrado.

 

No entanto, deixo aqui a minha pequena lista de como "corto" no gás.

 

 

1- Uso e abuso da panela de pressão, para mim é a minha melhor amiga

 

2- Adequo o bico do fogão ao tipo de tacho que estou a usar.

 

3- Uso sempre tampa, assim a cozedura ocorre mais depressa.

 

4- Desligo sempre o fogão antes de terminar a cozedura. Assim os alimento terminam de cozer na mesma mas já sem gastar gás.

 

5- Assim que a comida começa a ferver, reduzo a intensidade do lume e ás vezes até mudo para um bico mais pequeno

 

6- Uso e abuso dos relógios de cozinha. Aqueles pequenos que são super baratos e ajudam-me muito na cozinha. Já cheguei a ter 4, o que até me dava muito jeito, porque cada um estava associado a um bico. Logo punha-os a trabalhar consoante o bico que funcionava. Era um em forma de tomate, outro em formato de limão, Outro em forma de maçã e outro em forma de panela de pressão. Assim não me distraia com os tempos de cozedura!

 

7- Banho de imersão só o meu pardalito é que tem o privilégio. Mas atenção, agora no verão aqueço a água com a ajuda do amigo SOL. Não tenho painéis solares, apenas encho 3 garrafões com água e coloco-os ao sol. A água aquece de tal maneira, que tenho dias em que deforma os garrafões. Depois despeja-se para a banheira e destempera-se com a fria. Chega perfeitamente para ele. No inverno aqueço a água em panelas mas na salamandra. Enquanto aqueço a casa, também aqueço a água do banho do "piqueno".

 

8- Comprei um esquentador inteligente. Só se liga quando abrimos a água quente. Foi um EXCELENTE investimento. Despassarada como sou iria esquecer do esquentador ligado, assim não tenho essa preocupação.

 

9- A água para fazer a barba ou lavar os dentes é aquecida no microondas. É mais rápido e também poupo água, para além do gás.

 

10- No inverno também uso a salamandra para fazer a comida. Nem imaginam o que poupo..

 

11- Quando uso o forno, tento ao máximo fazer várias coisas seguidas. Assim aproveito o calor do formo de umas comidas para outras. E normalmente aproveito para fazer um bolo num tabuleiro. É que depois corto o bolo em pedaços e congelo. Há sempre bolo cá em casa{#emotions_dlg.drool}{#emotions_dlg.tongue}.

 

 

 

Bem para já só me lembro destes tópicos. Mas se entretanto lembrar-me de mais alguma ou adoptar outra dica nova eu aviso.

Fiquem bem e vão-me ensinado como fazem para poupar. Várias cabeças pensam melhor que uma, e eu estou sempre disposta a aprender.

publicado por donadecasadesempregada às 00:00

Eu uso a agua que cozo as batatas e a massa para deitar na frigideira ou nas panelas para tirar os cascos que as vezes ficam la pregados :) ja poupo agua e gas
Anónimo a 2 de Junho de 2015 às 10:03

Fevereiro 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14

16
18
19
20
21
22

23
25


mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO