27
Ago 15

Poupar água

 

Fiz uma pesquisa na net para ver se descobria como ser amiga do ambiente e, peço desculpa a minha sinceridade, principalmente amiga da minha carteira.

Cheguei a uma conclusão aflitiva. As dica que encontrei já aplico...{#emotions_dlg.sidemouth}

Mas mesmo assim partilho aqui as minhas poupanças amigas da carteira e do ambiente.

 

- Garrafa no 1,5L no autoclismo

 

 

- Lavar os dentes uso uns copos para cada um, cuja água pode ser amornada no microondas. Assim não só poupo na água como no gás.

 

 

- A água fria que corre antes de tomar banho é guardada em garrafões. Assim dá para fazer comida, regar as flores, lavar o chão, beber...

 

 

- quando lavo o carro (confesso que só deve ser umas 2 a 4 vezes por ano!) faço com baldes. É que com ela suja ninguém se encosta a ela e evitam-se alguns riscos{#emotions_dlg.tongue}.

 

 

- Para o jardim comprei uma "pistola" para regar. Não sei se é o nome do objecto, mas foi o nome com que eu a baptizei! É um utensílio que coloca-se na mangueira e permite escolher a forma de rega. Vai desde jacto, a uma chuvinha miúda. Para isso basta rodar e escolher a forma que se quer. A juntar a isso tem um botão que me permite fechar a água antes de chegar á torneira. Tem sido muito prático e económico. Estou muito satisfeita.

 

 

- A água de lavar os legumes é usada para regar os vasos.

 

 

- Faço a rega no quintal ou de manhã bem cedo ou já bem depois do sol se por (por volta das 22h ou 23h) é que assim gasta-se menos água e as plantas usufruem muito mais dessa preciosidade.

 

 

- Água do desumidificador é guardada em garrafões (devidamente identificada) e é usada no ferro.

 

- Outra medida de poupança é usar água de fontanários. Nós aqui na nossa zona temos umas quantas fontes, cuja água é analisada periodicamente e os resultados são publicados. Logo se a água não está boa para consumo, os próprios serviços municipais tratam de colocar avisos. Como tal cá em casa e em conjuntos com os meus sogros temos perto de 40 garrafões para irmos á água a estas fontes. Depois usamos para beber e para fazer comida. Agora com o surgimento dos garrafões de 6L temos (a pouco e pouco) substituindo os de 5L pelos de 6L. É que numa só vez trazemos mais água {#emotions_dlg.blink}.

 

Agora dizem-me, mas assim tem de comprar garrafões de água!!! Sim é verdade. Mas como tenho pedras no rins foi-me aconselhado a beber MUITA água mas ir variando. Assim de vez em quando compro garrafões de água para variar. É assim que vamos substituindo. Aliás é aconselhado substituir garrafas ou garrafões periodicamente. Porque eles próprios vão-se degradando.

 

- Como fiz referencia no post de poupar gás, no verão aqueço a água dos banhos ao sol. Mas não poupo só no gás, poupo muito na água. Ainda ontem tinha 25 litros de água aquecida ao sol e não foi preciso tudo para dar banho aos meus pardalitos. Ainda sobrou quase 5litros. Ou seja com apenas pouco mais de 20litros de água aquecida ao sol dei banho a 2 crianças. E a princesa teve direito a banho de imersão!!!

Nos poupamos, as crianças aprendem a poupar e toda a gente divertiu-se com os "banhos de caneca".

 

- Há quem tenha o hábito de passar os pratos por água antes de os pôr na máquina.

Cá em casa, não há esse hábito. Mas os pratos também não vão cheios de restos para a máquina. Uso os guardanapos da refeição e depois estes vão para o lixo e o pratos vão para a máquina quase “lavados”.

Simples, rápido e super económico.

 

(Novo) - Este ano vou colocar algeroz e canalizar a água da chuva para uma cisterna. Se chover para o verão vou ter água para regar o jardim sem gastar água da rede!!! (Novo) 

 

Bem de momento não me lembro de mais nenhuma, mas se me lembrar de algo que não coloquei, ou que entretanto aprendi, prometo que partilho.

publicado por donadecasadesempregada às 09:45

Agosto 2015
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
19
20
21
22

23
24
25
28
29

30
31


mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO