Segunda-feira, 28.08.17

É verdade.

Estamos a tentar ser o mais auto sustentáveis possível a nível alimentar.

Obviamente que haverá sempre qualquer coisinha que tem de vir do supermercado.

Mas tudo o que conseguir produzir ou transformar vindo da horta, é mais saudável (como somos nós que produzimos sabemos o que comemos), mais económico, mais ecológico.

Se dá trabalho?

Ui, de que maneira!

Mas é gratificante.

Cada vez vou menos ao supermercado, gasto menos dinheiro, e trago cada vez menos mercearia!!!!!!!!!!

Em vez de usar arroz, faço "arroz" com couve flor.

Uso esparregado para acompanhar carnes e peixe, batata frita faço em casa, rissóis e croquetes de frango ou peru faço em casa. Quando vamos á pesca e arranjamos peixinho em quantidade, arranjo-os congele-os ou transformo-os em rissóis com croquetes...

Se todos tentássemos ser o mais auto suficientes possível perante a realidade de cada um, o mundo estaria menos estragado. Se todos tentássemos evitar desperdícios, o nosso planeta seria ainda mais azul...

Estou a ser ideológica?

Possivelmente, mas é como nos sentimos bem, logo vamos tentar evoluir e continuar com estas pancas ecológicas/económicas/sustentáveis!!!!

Fiquem bem, sejam felizes, aproveitem a vida que ela é curta 

 

publicado por donadecasadesempregada às 09:03 | link do post | comentar | favorito
Alexandre a 29 de Agosto de 2017 às 23:50
Olá estamos a iniciar-nos nestas andanças da agricultura biológica cá por casa, já compramos os vasos para as plantações e como temos pouco espaço, vamos utilizar o "bastante" espaço que existe na marquise, para nos aventurarmos :)
Se possível gostaria de saber que substrato será mais adequado para este tipo de agricultura e como fazer a rega, descobri várias formas de "auto-rega" e algumas até engraçadas, o caso desta: http://photos.demandstudios.com/getty/article/241/106/179397844.jpg mas ficamos um pouco reticentes quanto à eficácia da mesma, mas pode ser algo a ser "estudado" :) Os vasos são rectangulares. Obrigado e fico a aguardar noticias!
donadecasadesempregada a 30 de Agosto de 2017 às 10:21
Olá Alexandre.
Que bom saber que há quem tenha este tipo de iniciativas.
Acreditem que há algo que não tem preço - Sabem o que estão a comer!!!!!!!
Quanto ao substrato, eu costumo misturar terra com substrato universal. E porquê?? Perguntam. Porque acho que o substrato não retém muita humidade. Fica muito solto e a água para além de evaporar com muita facilidade depressa chega ao prato do vaso.
Ao misturar terra com substrato, a planta fica com um suporte mais firme e a retenção da água é melhor.
Se não tiver possibilidade de arranjar terra, têm de ter mais atenção á rega. Assim que o substrato começa a soltar do vaso é sinal que precisa de ser regado.
Quanto ao tipo de rega, depende muito da disposição da horta, do tipo de plantas.
O melhor é diariamente ou dia sim dia não darem uma vista de olhos rápida pela plantação e vão reparar que vai haver umas plantas que precisão de ser regadas e outras não.
Ao fazerem isto com regularidade, podem aproveitar a água de lavar legumes, por exemplo. Arranjem um regador, por exemplo, onde vão guardando essa água!
É mais uma forma de poupar e ser autossustentável.
Outra sugestão é, como vamos para culturas de inverno, não deixem os pratos nos vasos. Devem deixar o prato por baixo para apanhar o excesso da água mas não deve ficar em contacto. Porquê? Porque água a mais pode "afogar" as raízes e a planta acaba por morrer... Não queremos isso!
Além do mais essa água pode ser reutilizável!
Parece muito complicado, mas não é. É uma questão de pratica e treinar o olho!!!!
Se poder ajudar em mais alguma coisa, é perguntarem. Entre todos a ajuda surge!
Fiquem bem e aproveitem a vida
Alexandre a 30 de Agosto de 2017 às 13:42
Bom dia, obrigado pelas dicas, quanto ao substrato e a terra, vamos tentar arranjar terra para misturar. Aconselha a utilizar as pedras de argila e areia ou manta geotextil? Pelo que pesquisei, devia ser feito assim para que a drenagem da água seja bem feita... Pois, quanto à rega é que se prendem as maiores dúvidas, não me agrada muito a água ficar ali parada e à mercê de tudo... Estava a pensar naquilo que me disse dos pratos não ficarem juntos ao vaso e tentar criar um sistema de autorega que puxe a água para o substrato/terra através de fio de tricot/barbante não sei se é assim que se chama, mas depois existe o problema de tentar "esconder" a água, para não estar em contacto com o ambiente, isto são apenas ideias que encontrei pela net LOL e é tudo por hoje, obrigado mais uma vez pelas ideias e explicações, a ideia é ter prateleiras e os vasos por cima, depois o resto logo se vê...
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Agosto 2017
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
26
27
29
31
comentários recentes
Concordo plenamente, já referi este tema no meu bl...
Claro que não é... Bem, pelo contrário somos uma e...
Fazemos o seguinte: quem descobrir primeiro lança ...
Não sei, mas se souber agradeço que me diga sff
Perfeita analogia do país e que reflecte a triste ...
Olá e uma Boa Semana
Uma coisa já aprendi, quando pensamos que nada mai...
Olá!Eu costumo dizer que não escolhemos nada na vi...
Se isso se resolvesse com azulejos...
Posts mais comentados
26 comentários
10 comentários
8 comentários
7 comentários
5 comentários
4 comentários
4 comentários
4 comentários
blogs SAPO