26
Fev 14

imagem tirada da net

Fruta caseira vs fruta de compra

 

 

Como já fiz referência em vários post, tenho uma bebé com quase 7 meses.

 

E já come frutinha desde os 4. Mas já com o meu pardalito optei por lhe dar uma alimentação o mais saudável possível. E olhem que não sou uma mãe cheia de "salamaleques".

 

Mas muito sinceramente, cá em casa, tal como em muitas casa, faço muitas contas á vida. E andar a comprar bledines de fruta ou sopa que fica num dinheirão, não está nos meus planos.

 

Então consegui arranjar no tempo de bebe do meu pardalito, uns frascos de bledine de uma vizinha minha.

 

Então cozo a fruta e faço a sopa e guardo nos frascos em vácuo, de forma a que dê para umas 3 vezes pelo menos. Quanto á sopa ainda me dou ao "luxo" de congelar. Ponho etiquetas nos frascos para saber o que lá está e depois é fazer como se faz com os bledines normais!!!

 

Ora dois frascos de fruta da Nestlé custa á volta de 1,30€. Por amor de Deus com esse dinheiro compramos nós mais de 1kg de fruta. Quantos frascos de fruta fazem com 1kg de fruta???

 

2 frascos de sopa de 250ml custam á volta de 2,70€. Com 2,70€ quantas sopas fazem para os vossos bebes?

 

E a fruta cozo-a no microondas. É muito mais rápido do que no fogão. Logo também se poupa no gás!!

 

"Toca a poupar" é o lema mais referido cá em casa.

 

Qual é os segredos de poupança em relação aos filhotes, que vocês têm?

publicado por donadecasadesempregada às 00:00

Costumava dar papa feita com maizena,ou farinha de trigo torrada. Também ralava bolachas Maria e misturava com fruta. Isto substituia as papas cerelac, milupa etc, que também dava só que são muito mais caras. Também fazia potes de fruta cozida e sopa.
Sofia B. a 26 de Fevereiro de 2014 às 16:03

Olá Sofia. Já tinha ouvido falar em papas "alternativas". As que já ouvi falar e ainda não experimentei, são umas papas de milho que a minha bisavó algarvia fazia. Nunca provei e quem as provou diz que nunca mais alguém consegui fazer umas papas parecidas ás dela. Infelizmente não vou ter a sorte de as provar, mas quando ouço quem as provou a falar delas, até fico com água na boca .

Mas agradeço a ideia. se calhar ainda experimento com a minha princesa . Como é que as fazia? Será que pode partilhar o segredo?


Olá. A receita é simples. A farinha de trigo torra-se primeiro numa frigideira ou tacho, eu uso anti aderente. Tem de ser sem fermento. Mexe-se continuamente sobre o lume e a farinha vai ficando escurecida. Quando perder a cor branca está boa. Deixa-se arrefecer. Usa-se por exemplo uma colher das de sopa de farinha para 3 dl de leite, adoça-se um pouco ( não faz mal adoçar porque as farinhas industriais têm muito mais açúcar) e uma casquinha de limão e leva~se a lume brando até engrossar. A papa de maizena é igual, em vez da farinha torrada usa-se maizena. Também fazia as papas de farinha de milho que fala ( não sei se eram iguais, claro), usava farinha de milho fina ( também se pode torrar a farinha de milho pelo mesmo processo que a de trigo e fica com um sabor diferente). Estas doses são a «olho». Experimente! Eu fazia sempre um pouco a mais para mim e punha-lhe canela em pó por cima. São uma delicia!
Sofia B. a 27 de Fevereiro de 2014 às 16:42

Obrigada Sofia, por partilhar essas preciosas ajudas.
Vou experimentar e acho que as primeiras vão ser as de milho

Fevereiro 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14

16
18
19
20
21
22

23
25


mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO