Quarta-feira, 05.03.14

Poupar Luz

 

Isto é outro atrofio cá de casa.

 

Porquê, porque já não sei o que fazer para poupar electricidade.

 

- TODAS as lâmpadas cá de casa são economizadoras, excepto 4 que são florescentes

 

- O tarifário já é bi-horário há 4 anos.

 

- Cá em casa está tudo "domesticado" em relação a apagar as luzes e a desligar os aparelhos. Até o meu pardalito com 3 ano, sempre que vai ao WC tem o cuidado de apagar a luz!!!! Ele é um amor...

 

- As máquinas só trabalham á noite. Mas agora que estou em casa, confesso que não passo a ferro na hora económica. É que estou um dia inteiro em casa, não tem "lógica" estar a guardar a roupa para a noite quando posso estar a namorar um bocadinho. Assim durante o dia estou ocupada e á noite também {#emotions_dlg.angel}{#emotions_dlg.blink}.

 

- A luz do dia é aproveitada até á última "gota".

 

- Tenho 2 arcas (uma vertical e uma horizontal das médias). Como tenho horta, tenho sempre algo para ir guardando. Mas, desde Dezembro que a vertical está desligada. Consegui enfiar tudo na horizontal e assim é menos uma máquina a trabalhar.

 

- TODOS os meses dou a contagem. Gosto de pagar o que consumo em vez de estimativas. É que as estimativas por vezes trazem dissabores económicos{#emotions_dlg.annoyed}.

 

- Durante o dia tento não ligar a TV. Já arranjei um rádio a pilhas (recarregáveis, claro) para poupar luz. As pilhas só as carrego no horário económico!!!!

 

- Antes de me deitar desligo todos os aparelho para não ficarem em standby. Aliás, comprei uma extensão com 5 tomadas e botão de desligar. Assim á noite desligo a tomada e tudo o que está ligado a ela e desligado.

 

- Tenho um temporizador para por os aparelhos de oxigenação do aquário a funcionar em horário económico.

 

- Quando comprei os electrodomésticos (há cerca de 8 anos), tive o cuidado de ter em consideração a classe energética. Como tal o mais fraco é classe A e o mais economizador é classe A++.

 

- Tenho o cuidado de manter as arcas e frigorifico o mais limpos possível, pois segundo o que já li isso também influencia no consumo. Pelo sim, pelo não, limpo.

 

- Tenho sitio para o secador da roupa, mas foi máquina que nunca entrou em casa nem vai entrar. Mesmo com o nascimento da minha princesa. Tenho um recuperador de calor e um lindo estendal vertical. Monto o estaminé na sala e aqueço a casa e seco a roupa. É num estante enquanto a roupa fica seca. Sala desarrumada? Sim um pouco. Mas o que importa isso tendo em conta a factura da luz ao final do mês?

 

- Evitem candeeiros opacos. Quanto mais transparentes forem mais luz deixam passar, logo até pode usar uma lâmpada com potência mais baixa e obter o mesmo resultado! NOVO

 

Tenham cuidado com a temperatura do frigorífico para não ser inferior a 3º. É que as temperaturas abaixo fazem com que haja uma maior produção de energia, logo o contador da luz anda mais depressaNOVO 

 

 

Enfim, tudo o que me lembro e vejo que posso poupar aqui vou eu. Tenho uma amiga que me chama maluca.

 

A verdade é que por estar numa de poupar a 300%, limito muito a minha vida pessoal (já que profissional neste momento não há).

 

O meu pai diz que se já era poupada agora sou extremista!!!

 

Mas a verdade é que, quando só há um ordenado a entrar em casa, as despesas fixas mantêm-se ou aumentam. O custo de vista aumenta de dia para dia, com um filho e outro a caminho, temos de pensar e repensar muito bem quais dos nossos passos, para evitar derrapagens orçamentais.

 

Por estas e muitas outras razões, se houver alguém com ideias para combater estas nuvens negras que se passeiam por cima das nossas cabeças, acho que é uma boa altura de partilhar.

 

Fico a aguardar ideias "economicamente luminosas" {#emotions_dlg.sarcastic}

 

 

publicado por donadecasadesempregada às 00:00 | link do post | comentar | favorito
Cláudia a 29 de Abril de 2013 às 16:34
Então eu tb sou a maluca das poupanças, pelo menos em questão de luz!! Faço quase tudo igual. Passar a ferro, faço-o a maior parte das vezes quando vou a casa dos meus pais! E até digo mais: tentamos comprar os electrodomésticos com baixo consumo, como o aquecimento para o inverno (não temos gás em casa nem lareira), o termo-acumulador para aquecer a água (este só aquece a noite e tentamos aguentar a água quente até ao fim do dia!!lol). Aqui em casa são dois ordenados mas muito baixinhos...
Ah, tb varro a casa em vez de aspirar...
Beijinhos e boas poupanças :D
Cláudia
donadecasadesempregada a 29 de Abril de 2013 às 19:12
Olá Cláudia. Fico feliz por não ser só eu a "maluca das poupanças". Bolas estava a ficar preocupada comigo mesma... Quanto ao aquecimento para o inverno, já pensaram numa pequena salamandra? É que mesmo uma pequena aquece a casa. O pior é a lenha... Eu tenho uma certa facilidade em arranjar, porque vivo no campo, agora quem tem de a comprar já é de voltar a fazer as contas. Sinceramente não sei a como está a lenha.... Tenho uma pessoa amiga que comprou uma a prestações. É pequena e cilíndricas mas foi o suficiente para deixar de ter problemas com a temperatura em casa. Tem 2 quartos, sala, cozinha, WC , dispensa e ao fim de uma semana a usa-la dizia que até a dispensa já estava aquecida!!!!!
Mas isto de poupanças cada um sabe da sua carteira.
O que tenho achado interessante é que já aprendi muito a ler blogs de outros "bloguistas ". Afinal várias cabeças "pensantes" são melhores que uma.
Vai aparecendo.
Bjocas
momentosdisparatados a 29 de Abril de 2013 às 17:11
Boa tarde
Em primeiro lugar, parabéns pelo destaque.
Quanto ao tema...bem que gostaria de ter ideias, também eu poupo e não vejo a conta baixar.
Quer dizer, até vi diferença desde que deixei de ter o bi-horário.
Há dois anos tinha o bi horario </a>e tentava cumprir, mas devido à mudança no meu horário passei a não poder colocar a roupa a lavar no horário conveniente, o que fez com que o acerto fosse bastante grande.
Eu optei pela conta certa visto nos meses de inverno ter 2 aquecedores (a óleo ) ligados quase diariamente. A vantagem é que pago sempre o mesmo esse não fosse assim, os meses de inverno teria uma factura bem grande.
Este ano, quando foi o acerto ainda recebi.
Veja se o relógio do contador está certo, pois a DECO alertou para isso. É que se não estiver certo corre o risco de achar que está no horário melhor e não estar.
Boa semana
donadecasadesempregada a 1 de Maio de 2013 às 11:44
Isto cada um tem de se adaptar conforme lhe dá mais jeito. Cada lar é diferente dos outros. Não há dois lares iguais.
Depois de ler o comentário fui verificar o horário do meu contador. Obrigada pela dica. E tem um adiantamento só de 5 minutos. Ora como eu esperava pelas 10h para por as máquinas a trabalhar, não houve problema.
Mas temos de andar sempre de olhos bem abertos...

Boa semana e boas poupanças
Ariana a 4 de Junho de 2014 às 20:08
Olá,
eu também estava a desesperar com a conta da electricidade, até que passei a desligar os disjuntores de tudo o que não fica a funcionar quando saio de casa e quando me vou deitar.
Passa por aqui para ver os meus resultados:
http://ariana-sobrevivernacrise.blogspot.pt/2014/02/a-diferenca-que-fazem-20-ou-30-euros.html

Cumprimentos,
Ariana
rodrigo a 5 de Março de 2015 às 22:34
pensei que era apenas eu que tinha a mania da poupança ao extremo da luz, mas todas as dicas que aqui vi já faço em casa, por exemplo pus lampadas led em toda a casa até no frigorífico, infelizmente nao tenho o bi-horário porque infelizmente meu horario nao coicide, mas em tudo o que posso poupo,desligo todas as tomadas sempre que nao utilizo, o frigorífico abro o menos possível, luzes de dia nem acendo, tomo duches de 10 minutos, passo a ferro apenas uma vez por semana, maquina de lavar sempre em temperaturas entre 30º e 40º, máquina de secar nem pensar, só se estiver chovendo,raramente ligo a tv, e lavo a loiça com agua fria, logo que saio de qualquer divisao da casa desligo emediatamente a luz, e no final faz toda a diferença na fatura de luz, por exemplo todos os aparelhos que por vezes as pessoas deixam em stand-by 24 sobe 24 horas e todas as tomadas que ficam sempre ligadas, no final de um ano gasta-se o equivalente a 70 euros de luz, o que nao se pode desligar em casa é somente o frigorífico, o restante podemos e devemos desligar, assim poupamos o nosso bolso, e poupamos o meio ambiente, e temos melhor qualidade de vida!
Beatriz D. a 22 de Janeiro de 2016 às 19:36
Boas dicas!!

Também gosto de seguir as dicas deste site:
http://www.hamaisenergia.pt/
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Março 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
13
14
15
16
18
19
23
24
26
27
28
29
30
31
comentários recentes
Por cá também funciona um calendário, até porque c...
Boa! Parabéns e bom trabalho.
Bom dia, obrigado pelas dicas, quanto ao substrato...
Olá Alexandre.Que bom saber que há quem tenha este...
Olá estamos a iniciar-nos nestas andanças da agric...
E a Educação é muito importante para mudar mentali...
Hoje encontrei o seu blog por acaso! E por acaso e...
Realmente... Depois dos resultados comecei a ter q...
Eu sempre preferi água da torneira mas visto dessa...
Boa, boa!Agora que tudo comece a melhorar!
Posts mais comentados
26 comentários
8 comentários
7 comentários
5 comentários
4 comentários
4 comentários
4 comentários
blogs SAPO