05
Mar 14

Poupar Luz

 

Isto é outro atrofio cá de casa.

 

Porquê, porque já não sei o que fazer para poupar electricidade.

 

- TODAS as lâmpadas cá de casa são economizadoras, excepto 4 que são florescentes

 

- O tarifário já é bi-horário há 4 anos.

 

- Cá em casa está tudo "domesticado" em relação a apagar as luzes e a desligar os aparelhos. Até o meu pardalito com 3 ano, sempre que vai ao WC tem o cuidado de apagar a luz!!!! Ele é um amor...

 

- As máquinas só trabalham á noite. Mas agora que estou em casa, confesso que não passo a ferro na hora económica. É que estou um dia inteiro em casa, não tem "lógica" estar a guardar a roupa para a noite quando posso estar a namorar um bocadinho. Assim durante o dia estou ocupada e á noite também {#emotions_dlg.angel}{#emotions_dlg.blink}.

 

- A luz do dia é aproveitada até á última "gota".

 

- Tenho 2 arcas (uma vertical e uma horizontal das médias). Como tenho horta, tenho sempre algo para ir guardando. Mas, desde Dezembro que a vertical está desligada. Consegui enfiar tudo na horizontal e assim é menos uma máquina a trabalhar.

 

- TODOS os meses dou a contagem. Gosto de pagar o que consumo em vez de estimativas. É que as estimativas por vezes trazem dissabores económicos{#emotions_dlg.annoyed}.

 

- Durante o dia tento não ligar a TV. Já arranjei um rádio a pilhas (recarregáveis, claro) para poupar luz. As pilhas só as carrego no horário económico!!!!

 

- Antes de me deitar desligo todos os aparelho para não ficarem em standby. Aliás, comprei uma extensão com 5 tomadas e botão de desligar. Assim á noite desligo a tomada e tudo o que está ligado a ela e desligado.

 

- Tenho um temporizador para por os aparelhos de oxigenação do aquário a funcionar em horário económico.

 

- Quando comprei os electrodomésticos (há cerca de 8 anos), tive o cuidado de ter em consideração a classe energética. Como tal o mais fraco é classe A e o mais economizador é classe A++.

 

- Tenho o cuidado de manter as arcas e frigorifico o mais limpos possível, pois segundo o que já li isso também influencia no consumo. Pelo sim, pelo não, limpo.

 

- Tenho sitio para o secador da roupa, mas foi máquina que nunca entrou em casa nem vai entrar. Mesmo com o nascimento da minha princesa. Tenho um recuperador de calor e um lindo estendal vertical. Monto o estaminé na sala e aqueço a casa e seco a roupa. É num estante enquanto a roupa fica seca. Sala desarrumada? Sim um pouco. Mas o que importa isso tendo em conta a factura da luz ao final do mês?

 

- Evitem candeeiros opacos. Quanto mais transparentes forem mais luz deixam passar, logo até pode usar uma lâmpada com potência mais baixa e obter o mesmo resultado! NOVO

 

Tenham cuidado com a temperatura do frigorífico para não ser inferior a 3º. É que as temperaturas abaixo fazem com que haja uma maior produção de energia, logo o contador da luz anda mais depressaNOVO 

 

 

Enfim, tudo o que me lembro e vejo que posso poupar aqui vou eu. Tenho uma amiga que me chama maluca.

 

A verdade é que por estar numa de poupar a 300%, limito muito a minha vida pessoal (já que profissional neste momento não há).

 

O meu pai diz que se já era poupada agora sou extremista!!!

 

Mas a verdade é que, quando só há um ordenado a entrar em casa, as despesas fixas mantêm-se ou aumentam. O custo de vista aumenta de dia para dia, com um filho e outro a caminho, temos de pensar e repensar muito bem quais dos nossos passos, para evitar derrapagens orçamentais.

 

Por estas e muitas outras razões, se houver alguém com ideias para combater estas nuvens negras que se passeiam por cima das nossas cabeças, acho que é uma boa altura de partilhar.

 

Fico a aguardar ideias "economicamente luminosas" {#emotions_dlg.sarcastic}

 

 

publicado por donadecasadesempregada às 00:00

Então eu tb sou a maluca das poupanças, pelo menos em questão de luz!! Faço quase tudo igual. Passar a ferro, faço-o a maior parte das vezes quando vou a casa dos meus pais! E até digo mais: tentamos comprar os electrodomésticos com baixo consumo, como o aquecimento para o inverno (não temos gás em casa nem lareira), o termo-acumulador para aquecer a água (este só aquece a noite e tentamos aguentar a água quente até ao fim do dia!!lol). Aqui em casa são dois ordenados mas muito baixinhos...
Ah, tb varro a casa em vez de aspirar...
Beijinhos e boas poupanças :D
Cláudia
Cláudia a 29 de Abril de 2013 às 16:34

Olá Cláudia. Fico feliz por não ser só eu a "maluca das poupanças". Bolas estava a ficar preocupada comigo mesma... Quanto ao aquecimento para o inverno, já pensaram numa pequena salamandra? É que mesmo uma pequena aquece a casa. O pior é a lenha... Eu tenho uma certa facilidade em arranjar, porque vivo no campo, agora quem tem de a comprar já é de voltar a fazer as contas. Sinceramente não sei a como está a lenha.... Tenho uma pessoa amiga que comprou uma a prestações. É pequena e cilíndricas mas foi o suficiente para deixar de ter problemas com a temperatura em casa. Tem 2 quartos, sala, cozinha, WC , dispensa e ao fim de uma semana a usa-la dizia que até a dispensa já estava aquecida!!!!!
Mas isto de poupanças cada um sabe da sua carteira.
O que tenho achado interessante é que já aprendi muito a ler blogs de outros "bloguistas ". Afinal várias cabeças "pensantes" são melhores que uma.
Vai aparecendo.
Bjocas

Boa tarde
Em primeiro lugar, parabéns pelo destaque.
Quanto ao tema...bem que gostaria de ter ideias, também eu poupo e não vejo a conta baixar.
Quer dizer, até vi diferença desde que deixei de ter o bi-horário.
Há dois anos tinha o bi horario </a>e tentava cumprir, mas devido à mudança no meu horário passei a não poder colocar a roupa a lavar no horário conveniente, o que fez com que o acerto fosse bastante grande.
Eu optei pela conta certa visto nos meses de inverno ter 2 aquecedores (a óleo ) ligados quase diariamente. A vantagem é que pago sempre o mesmo esse não fosse assim, os meses de inverno teria uma factura bem grande.
Este ano, quando foi o acerto ainda recebi.
Veja se o relógio do contador está certo, pois a DECO alertou para isso. É que se não estiver certo corre o risco de achar que está no horário melhor e não estar.
Boa semana
momentosdisparatados a 29 de Abril de 2013 às 17:11

Isto cada um tem de se adaptar conforme lhe dá mais jeito. Cada lar é diferente dos outros. Não há dois lares iguais.
Depois de ler o comentário fui verificar o horário do meu contador. Obrigada pela dica. E tem um adiantamento só de 5 minutos. Ora como eu esperava pelas 10h para por as máquinas a trabalhar, não houve problema.
Mas temos de andar sempre de olhos bem abertos...

Boa semana e boas poupanças

Olá,
eu também estava a desesperar com a conta da electricidade, até que passei a desligar os disjuntores de tudo o que não fica a funcionar quando saio de casa e quando me vou deitar.
Passa por aqui para ver os meus resultados:
http://ariana-sobrevivernacrise.blogspot.pt/2014/02/a-diferenca-que-fazem-20-ou-30-euros.html

Cumprimentos,
Ariana
Ariana a 4 de Junho de 2014 às 20:08

pensei que era apenas eu que tinha a mania da poupança ao extremo da luz, mas todas as dicas que aqui vi já faço em casa, por exemplo pus lampadas led em toda a casa até no frigorífico, infelizmente nao tenho o bi-horário porque infelizmente meu horario nao coicide, mas em tudo o que posso poupo,desligo todas as tomadas sempre que nao utilizo, o frigorífico abro o menos possível, luzes de dia nem acendo, tomo duches de 10 minutos, passo a ferro apenas uma vez por semana, maquina de lavar sempre em temperaturas entre 30º e 40º, máquina de secar nem pensar, só se estiver chovendo,raramente ligo a tv, e lavo a loiça com agua fria, logo que saio de qualquer divisao da casa desligo emediatamente a luz, e no final faz toda a diferença na fatura de luz, por exemplo todos os aparelhos que por vezes as pessoas deixam em stand-by 24 sobe 24 horas e todas as tomadas que ficam sempre ligadas, no final de um ano gasta-se o equivalente a 70 euros de luz, o que nao se pode desligar em casa é somente o frigorífico, o restante podemos e devemos desligar, assim poupamos o nosso bolso, e poupamos o meio ambiente, e temos melhor qualidade de vida!
rodrigo a 5 de Março de 2015 às 22:34

Boa decisão.
Anónimo a 28 de Janeiro de 2021 às 11:04

Boas dicas!!

Também gosto de seguir as dicas deste site:
http://www.hamaisenergia.pt/
Beatriz D. a 22 de Janeiro de 2016 às 19:36

Março 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
13
14
15

16
18
19

23
24
26
27
28
29

30
31


mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO