28
Ago 17

É verdade.

Estamos a tentar ser o mais auto sustentáveis possível a nível alimentar.

Obviamente que haverá sempre qualquer coisinha que tem de vir do supermercado.

Mas tudo o que conseguir produzir ou transformar vindo da horta, é mais saudável (como somos nós que produzimos sabemos o que comemos), mais económico, mais ecológico.

Se dá trabalho?

Ui, de que maneira!

Mas é gratificante.

Cada vez vou menos ao supermercado, gasto menos dinheiro, e trago cada vez menos mercearia!!!!!!!!!!

Em vez de usar arroz, faço "arroz" com couve flor.

Uso esparregado para acompanhar carnes e peixe, batata frita faço em casa, rissóis e croquetes de frango ou peru faço em casa. Quando vamos á pesca e arranjamos peixinho em quantidade, arranjo-os congele-os ou transformo-os em rissóis com croquetes...

Se todos tentássemos ser o mais auto suficientes possível perante a realidade de cada um, o mundo estaria menos estragado. Se todos tentássemos evitar desperdícios, o nosso planeta seria ainda mais azul...

Estou a ser ideológica?

Possivelmente, mas é como nos sentimos bem, logo vamos tentar evoluir e continuar com estas pancas ecológicas/económicas/sustentáveis!!!!

Fiquem bem, sejam felizes, aproveitem a vida que ela é curta 

 

publicado por donadecasadesempregada às 09:03

Olá estamos a iniciar-nos nestas andanças da agricultura biológica cá por casa, já compramos os vasos para as plantações e como temos pouco espaço, vamos utilizar o "bastante" espaço que existe na marquise, para nos aventurarmos :)
Se possível gostaria de saber que substrato será mais adequado para este tipo de agricultura e como fazer a rega, descobri várias formas de "auto-rega" e algumas até engraçadas, o caso desta: http://photos.demandstudios.com/getty/article/241/106/179397844.jpg mas ficamos um pouco reticentes quanto à eficácia da mesma, mas pode ser algo a ser "estudado" :) Os vasos são rectangulares. Obrigado e fico a aguardar noticias!
Alexandre a 29 de Agosto de 2017 às 23:50

Olá Alexandre.
Que bom saber que há quem tenha este tipo de iniciativas.
Acreditem que há algo que não tem preço - Sabem o que estão a comer!!!!!!!
Quanto ao substrato, eu costumo misturar terra com substrato universal. E porquê?? Perguntam. Porque acho que o substrato não retém muita humidade. Fica muito solto e a água para além de evaporar com muita facilidade depressa chega ao prato do vaso.
Ao misturar terra com substrato, a planta fica com um suporte mais firme e a retenção da água é melhor.
Se não tiver possibilidade de arranjar terra, têm de ter mais atenção á rega. Assim que o substrato começa a soltar do vaso é sinal que precisa de ser regado.
Quanto ao tipo de rega, depende muito da disposição da horta, do tipo de plantas.
O melhor é diariamente ou dia sim dia não darem uma vista de olhos rápida pela plantação e vão reparar que vai haver umas plantas que precisão de ser regadas e outras não.
Ao fazerem isto com regularidade, podem aproveitar a água de lavar legumes, por exemplo. Arranjem um regador, por exemplo, onde vão guardando essa água!
É mais uma forma de poupar e ser autossustentável.
Outra sugestão é, como vamos para culturas de inverno, não deixem os pratos nos vasos. Devem deixar o prato por baixo para apanhar o excesso da água mas não deve ficar em contacto. Porquê? Porque água a mais pode "afogar" as raízes e a planta acaba por morrer... Não queremos isso!
Além do mais essa água pode ser reutilizável!
Parece muito complicado, mas não é. É uma questão de pratica e treinar o olho!!!!
Se poder ajudar em mais alguma coisa, é perguntarem. Entre todos a ajuda surge!
Fiquem bem e aproveitem a vida

Bom dia, obrigado pelas dicas, quanto ao substrato e a terra, vamos tentar arranjar terra para misturar. Aconselha a utilizar as pedras de argila e areia ou manta geotextil? Pelo que pesquisei, devia ser feito assim para que a drenagem da água seja bem feita... Pois, quanto à rega é que se prendem as maiores dúvidas, não me agrada muito a água ficar ali parada e à mercê de tudo... Estava a pensar naquilo que me disse dos pratos não ficarem juntos ao vaso e tentar criar um sistema de autorega que puxe a água para o substrato/terra através de fio de tricot/barbante não sei se é assim que se chama, mas depois existe o problema de tentar "esconder" a água, para não estar em contacto com o ambiente, isto são apenas ideias que encontrei pela net LOL e é tudo por hoje, obrigado mais uma vez pelas ideias e explicações, a ideia é ter prateleiras e os vasos por cima, depois o resto logo se vê...
Alexandre a 30 de Agosto de 2017 às 13:42

Agosto 2017
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
26

27
29
31


mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO